25 junho 2007

A segunda visita da Margarida F. Santos à nossa sala

Tivemos uma visita. Foi num dia de Maio que veio à nossa sala a escritora Margarida Fonseca Santos. Chegou pela manhã. Foi a segunda vez que ela veio trabalhar connosco.
Começámos por lhe cantar um rap feito a partir de três histórias do Frik que lemos na sala, com a música da canção “ Re- tratamento ” da banda “ Da Weasel “ . A Margarida adorou e até disse que se a continuássemos a mimar assim ela ficava envergonhada.
Em seguida, fomos, todos juntos, fazer actividades de escrita criativa.
As actividades que fizemos foram engraçadas, porque foram a partir do nosso nome.
Primeiro, aprendemos como transformar letras em desenhos e escrever frases onde esses desenhos se pudessem colocar. Depois, fizemos uma coisa completamente diferente da anterior: escrevemos, na vertical, os nossos nomes, numa outra folha. Cada letra seria a primeira de uma fala. Isto foi feito a pares. Fizemos um diálogo que tinha uma introdução: dois meninos foram buscar a mochila à sala. E como a professora não reparou que eles estavam lá dentro, trancou a porta. Os meninos estavam zangados um com o outro. Assim, a primeira parte era a parte da discussão, enquanto a segunda parte, a das pazes, era feita com quatro palavras em cada fala.
Aprendemos a usar as letras do nosso nome e a dizer, em poucas palavras, o que era necessário. Depois dramatizámos as histórias que criámos.
A última fase da actividade foi mostrarmos a exposição de trabalhos realizados ao longo do ano, alguns dos quais feitos a partir das propostas que a Margarida nos fez, através da Internet, outros por nossa iniciativa, a partir da sua obra.
Também fizemos, ou melhor tentámos fazer, o retrato da Margarida Fonseca Santos, com os nossos artistas do desenho, Filipe e André. Na nossa turma há mais meninos que desenham bem, mas eles são os que desenham melhor.


Para mostrarmos o quanto gostamos de aprender e estar com a Margarida, oferecemos-lhe um quadro feito pela turma, a partir do livro “O Peixe Azul”.
Foi um dia em que a escrita foi tratada de forma diferente e divertida.
Só temos a dizer, à escritora Margarida Fonseca Santos e ao projecto “A fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, obrigado.

2 Comments:

At 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

vou ter saudades vossas

 
At 12:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

adeus a todos

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit CountersCounter Sponsored By: www.jeanlaw.com -- Personal Injury Attorney
Personal Injury Attorney
Personal Injury Attorney