15 fevereiro 2007

A ida ao Chile

Olá, eu sou a Estrela e fui fazer uma viagem, fui ao Chile.
A minha prima e eu fomos ao Parlamento Mundial de crianças. Fiquei um pouco triste porque eu escrevi textos a dizer o que penso do meu país e não os li.
Por isso os publico aqui no blog da turma.


O mundo com que eu sonho…

Olá pessoal venho aqui falar-vos do meu sonho.
Pensem no que vos vou dizer e tentem imaginar que vivemos num mundo diferente.

No meu sonho vivemos num mundo onde as pessoas não precisam de dinheiro. Onde todos trabalham, todos têm comida, casa, roupa, educação, divertimentos,

No meu sonho não existe dinheiro, em vez dele as pessoas trocam coisas e trabalhos.

Um agricultor poderia trocar as batatas por um livro. Outra poderia fazer a limpeza de uma casa em troca de lições de música. Um carpinteiro poderia trocar móveis por aulas de inglês.

No meu sonho não existem relógios.

As crianças e os adultos organizam a sua vida de acordo com o ritmo da natureza. Deixamos de ser comandados por uma máquina que conta o tempo e passamos a ser nós os donos da nossa vida, usando e gozando o tempo que passa, com muito prazer e à nossa maneira.

No meu sonho não existem fronteiras entre os países. Sem fronteiras não haveria necessidade de exércitos, sem exércitos não seria preciso armas e sem as armas ninguém matava nem ninguém morria com balas nem canhões. E todo o dinheiro que agora é gasto nisto poderia ser transformado em escolas, hospitais, casas e comida
.
Os direitos das crianças no meu país

Olá amigos

Todas as crianças têm direitos, mas em muitos sítios do mundo os adultos esquecem-se ou não querem saber deles. Por isso vejo muitas vezes na televisão crianças a morrer de fome, crianças abandonadas e maltratadas, crianças que lutam em guerras e crianças deficientes sem o apoio de ninguém.

Vou falar-vos agora dos direitos das crianças no meu país.
Na grande maioria os direitos das crianças são cumpridos no meu país.
Mas há algumas situações de injustiça e pior ainda, de desumanidade.

Alguns pais abandonam os seus filhos, outros maltratam-nos e infelizmente, em alguns casos, até à morte.
Há instituições que socorrem as crianças em perigo, mas muitas vezes não chegam a horas.

Os filhos dos mais pobres não têm as mesmas oportunidades que os mais ricos, apesar da lei portuguesa dizer que sim.

Há cada vez mais desemprego o que dá origem a cada vez mais famílias zangadas, desesperadas, sem capacidade de dar amor e carinho aos seus filhos e filhas.

Algumas pessoas, apesar de ser proibido, usam o trabalho das crianças para ter mais lucro. Algumas crianças chegam mesmo a abandonar a escola apesar do ensino ser obrigatório e gratuito em Portugal.

Para terminar falo-vos daquilo que eu acho que é o mais horrível dos crimes: a pedofilia.
Em Portugal luta-se contra este crime, há muitos pedófilos presos, mas mesmo assim ainda acontecem muitos casos de abusos sexuais a crianças, muitas vezes até pela própria família.

Como eu disse no início a grande maioria dos direitos das crianças são cumpridos em Portugal mas queremos vê-los todos respeitados e para isso é preciso que eles sejam conhecidos e estudados por todas as pessoas, sobretudo pelos adultos e poderosos que podem fazer alguma coisa para tornar o nosso mundo mais justo e humano.

5 Comments:

At 9:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estrela espero que tenhas gostado do colega ....

 
At 9:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

espero tivestes gostado.
helder

 
At 6:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

muito giro
continuem assim
e pedir para exporem aqui os trabalhos manuais ...que os alunos fazem na escola
adeus

 
At 12:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estrela tenho muita pena por não ter havido parelamento

 
At 9:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olha Estrela e os teus colegas estão a fazer um belíssimo trabalho.
.....

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit CountersCounter Sponsored By: www.jeanlaw.com -- Personal Injury Attorney
Personal Injury Attorney
Personal Injury Attorney