13 fevereiro 2007

Margarida Fonseca Santos veio à nossa escola

No dia sete de Fevereiro de 2007 a nossa escola teve uma visita. Essa visita foi a escritora Margarida Fonseca Santos.
Quando ela chegou toda a escola lhe cantou uma canção, feita a partir do seu livro “Chamo-me Frik e já tenho dono”:


Ó Margarida!
Que imaginação!
O cachorro Frik
É um belo cão.

Que grande susto
O pobre apanhou,
Mas ainda bem
Que ele se enganou.

Agora já sabe
Que cachorro é cão,
Mas também é
Salsicha no pão.


Depois de lhe cantarmos a canção, o nosso colega Manuel foi entrevistado para uma rádio.
Quando viemos para a sala de aula, fizemos algumas perguntas à Margarida, para a conhecermos melhor e ela, simpaticamente, respondeu.
A - Como lhe surgiu a ideia de ser escritora?

MFS - Não foi bem uma ideia que surgiu… Ao longo dos anos, quis ser professora, engenheira… Depois, quando tive os meus filhos, inventava histórias para eles e eles repetiam-nas para os nossos amigos. E foram esses amigos e a família que me incentivaram a escrever as histórias.

A - Como lhe correu a escrita do primeiro livro?

MFS - Não houve bem uma escrita do primeiro livro, porque quando os editores quiseram publicar foram buscar cinco histórias para fazer o livro.

A - Gosta mais de escrever livros para crianças ou para adultos?

MFS - Para crianças, porque os adultos não falam sobre o que lêem.

A - Há quantos anos escreve?

MFS - Escrevo há 14 anos.

A - Com que idade escreveu o primeiro livro?

MFS - Comecei aos 33 anos. Precisamente no dia em que fiz 33 anos. Estava no carro, tirei uma folha da mochila do meu filho e comecei a escrever.

A - O que é que mais gosta na sua profissão?

MFS - O que mais gosto na minha profissão é poder fazer sempre as coisas que me apaixonam.

A - Que tipo de livros gosta de ler?

MFS - Gosto de ler romances e livros de contos.

A - O que gosta de fazer além da escrita?

MFS - Ler, passear e estar com a família.

A - Que outros sonhos tinha, quando era criança, para ser quando fosse grande?

MFS - Ser professora.

A - A sua família teve influência na sua escrita?

MFS - Quase de certeza. Porque a escrita tem a ver com os nossos sentimentos, com o que somos… e tudo isso tem a ver com a nossa família.

A - De todos os livros que escreveu, qual gosta mais?

MFS - Apaixono-me sempre pelo que estou a escrever no momento, mas gosto muito de “O Peixe Azul”.

A - Faz mais alguma coisa sem ser escrever?

MFS - Faço ateliês de escrita e ajudo os meninos a pensar.

A - Gosta de música?
MFS - Gosto.

A - De que tipo?

MFS - Como o meu marido precisava de música clássica e eu também, para o nosso trabalho, quando chegava a casa precisava de outro tipo de música para desanuviar e comecei a ouvir rock.

A - Onde vai buscar tanta imaginação?

MFS - Toda a gente tem imaginação mas quando usamos a imaginação muitas vezes começamos a ver histórias em tudo. E é assim que nos vem a imaginação.

Aqui, a Margarida contou uma história para ilustrar:

“Tenho uma torradeira que tem uma mola muito forte e, então, se me descuido, a torrada vai parar ao meio do chão. Enquanto estou à espera começo a pensar se dá tempo de ir buscar o café, mas quase sempre a torrada salta. Então eu digo à torradeira: Tu estás a fazer de propósito!...”

Todos nos rimos

A - Porque é que quis ser escritora?

MFS - Eu não escolhi. Foi por acaso.

Agradecemos à Margarida.

Terminada a entrevista, a Margarida contou-nos uma história do livro “ Histórias de papel e lápis”. A história falava de uma folha de papel branca que queria ser utilizada.
A Margarida é muito expressiva a contar histórias e nós adorámos.
Quando a história acabou, fomos descobrir todas as palavras possíveis com as letras PTROA. Ao todo descobrimos nove palavras. Com essas nove palavras fizemos trava-línguas.
Depois fomos fazer escrita criativa. A escrita consistiu em cada menino iniciar um texto e passar por outros quatro meninos e cada um continuava as histórias, sendo o próprio que a terminava. No fim, só algumas histórias resultaram.
Agora vamos pegar no início da história da Leonor e cada um vai escrever uma história para a Margarida ver e nos ajudar a melhorar a escrita.
A escritora ofereceu-nos dois dos seus livros e, ao meio-dia, foi-se embora.
Adorámos esta manhã!!!

10 Comments:

At 1:19 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pelo que contam, a visita deve ter sido bem divertida.

 
At 8:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

c
dscsdvvsdvs

 
At 8:26 da manhã, Blogger you d jou said...

a visita de ve ter sido espetacular. gil

 
At 8:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

quero ver mais trabalhos da ana sofia porque eu sou a prima dela.

 
At 8:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ei eu não mandei esta mensagem foi a Ana não me enganas

 
At 8:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns por mais esta excelente iniciativa. A turma e a Professora continuam a fazer um trabalho notável.

HC

 
At 12:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parabens a canção está estupenda.

 
At 8:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

pois está

 
At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

olha prima não fui eu sei quem foi foi o GIL porque ele leu os comentários e viu aquele que foi o que tu disseste que eras minha prima.
Peço desculpa pela confusão.

 
At 9:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A Margarida é mesmo espectacular!
Também esteve na minha escola, em Alcains - Castelo Branco.

 

Enviar um comentário

<< Home

Free Hit CountersCounter Sponsored By: www.jeanlaw.com -- Personal Injury Attorney
Personal Injury Attorney
Personal Injury Attorney